quinta-feira, 13 de agosto de 2015

[Resenha Quadrinhos] Turma da Mônica: Lições


Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão esquecem de fazer sua lição de casa, e para não tomarem bronca decidem fugir da escola. Porém, tudo dá errado e os quatro precisam lidar com as consequências.

É com essa premissa simples e bastante familiar pra quem lembra dos tempos de infância que os irmãos Vitor e Lu Cafaggi nos trazem seu segundo trabalho baseado na obra de Maurício de Sousa.

Meu primeiro contato com o Graphic MSP foi através de Astronauta: Magnetar de Danilo Beyruth. O título foi o que mais me chamou atenção por estar dentro do meu gênero favorito e fiquei impressionado com a qualidade do material. Após muito tempo depois resolvi conhecer outras obras do selo. Aproveitei que Lições tinha acabado de sair do forno e adicionei a minhas últimas aquisições. Quer saber? Foi uma das melhores coisas que eu fiz. Eu devia me punir por não ter lido Laços mesmo ouvindo tantas críticas positivas.

Ao que pude notar, Lições é independente da primeira história, apesar de fazer algumas menções. O único pré-requisito para se deleitar ao máximo durante a leitura é se certificar de que a Turma da Mônica realmente fez parte da sua infância. Isso torna tudo mágico. Os irmãos Cafaggi conseguem retratar com excelência os quatro personagens centrais. Te mostram que eles são crianças espertas, mas que ainda são crianças, tornando assim fundamental a participação dos pais no desenvolvimento da história e dos personagens.

Há no quadrinho uma chance iminente de você se identificar com alguma situação a qual a Turma é exposta (ou até todas). Não uma identificação superficial. É tudo muito minucioso e bem colocado. Da inocência ao senso de responsabilidade. Os fortes laços de amizade que persistem mesmo diante das imposições. E tudo feito de forma leve, divertida e envolvente. A arte é muito conveniente nesse ponto, com traços suaves e cores claras. Um trabalho lindo de todos pontos de vista. Um material que pode ser recomendado pra quem é filho/filha, pra quem é pai/mãe independentemente de ser fã de quadrinhos. Turma da Mônica: Lições, assim como muitas lições, é para se levar pro resto da vida.

Nota: 5,0 (de 5,0)

Roteiro: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Desenhos: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Páginas: 83 
Preço: R$ 21,90
Editora: Panini

Nenhum comentário: