sábado, 15 de agosto de 2015

[Resenha Quadrinhos] Turma da Mônica- Laços

Aproveitando o momento, acho que vale resgatar essa resenha que fiz de Turma da Mônica- Laços (leia a resenha de Irving Webster com Lições clicando AQUI), a segunda Graphic MSP a ser lançada lá em 2013. Quando eu era moleque gostava de coisas simples. Eu gostava de assistir TV. Adorava filmes e seriados. Gostava do Bozo! Apaixonado por desenhos animados e quadrinhos. Sentava na frente da televisão e assistia tudo que o tempo me permitia. E eu era um sonhador. E isso é bem pessoal. Por que estou dizendo tudo isso? Porque Turma da Mônica- Laços de Vitor e Lu Cafaggi me fez sentir aquele gosto na boca novamente. Aquele gosto que a vida de adulto às vezes não te deixar sentir mais. Não que se vá... apenas fica dormente. A HQ que faz parte da linha Graphic MSP me trouxe várias lembranças de infância que foram plenamente aproveitadas. Do tempo que eu era criança e brincava como criança. Que fantasiava com coisas simples e às vezes nem tão simples. Eu queria ser astronauta ou cientista. Verdade! Clichê, mas era verdade. Quando eu era garoto e brincava na rua com os amigos, era mágico. Eu tinha a minha própria turma. Mas como rato de TV eu tinha minhas fantasias. Eu achava que um bom grupo de amigos tinha que andar de mochila, bicicleta, canivete (!?), corda e lanterna (a lanterna era essencial). Acho que fui muito influenciado por filmes como Garotos Perdidos, Goonies, E.T. e Viagem ao Mundo dos Sonhos. Como cinéfilo e fã de filmes de ficção e aventura, eu achava que as coisas poderiam ser como aquilo (ah, a inocência). Eu acho até que eram. E era simples. Muito simples. Mas esses são tempos que estão lá atrás. 
Porque tudo isso? Quando terminei de ler Laços eu senti um frio na espinha. Lembrei da minha TV Telefunken que ficava em cima de uma estante cheio de "bregueços". Lembrei dos filmes que eu assistia empolgado, da minha finada vó brigando pra mudar de canal pro Silvio Santos e dos meus bonecos como He-Man e Rambo. Laços é bem isso: uma ode ao que tinha de bom nos anos de 1980 (os famosos anos 80). Uma estória humana, cheia de aventura,  produzida com muito esmero. Isso é notado de cara pela arte apaixonada, pelo texto inspirado, pelos diálogos extremamente humanos. São reais! E tudo isso é "filmado" com maestria pelos irmãos Cafaggi. Eu me senti arremessado num filme de aventura. É como se fossem Os Goonies, mas com identificação pessoal. Posso dizer que  é uma obra que já está fazendo história. Os personagens de Mauricio de Sousa ganharam sob a ótica dos artistas uma visão primorosa da infância que cada um de nós teve. Pelo menos eu tive.

Laços é uma HQ poderosa com finos traços. Tem a emoção e aventura que eu desejei que tivesse desde a primeira vez que vi o teaser desse projeto. Era exatamente aquilo que se propunha ser e muito mais. Eu não falei nada da estória da revista, mas se eu for contar alguma coisa, não vou me segurar e vou entregar o ouro todo, por tanto, deixo para o leitor de Laços toda a emoção de balão por balão descobri essa incrível aventura da Turma da Mônica contada por dois irmãos que souberam despejar cores, arte e emoção numa linha simples, mas ao mesmo tempo rica de referencias e o melhor: novo! A Turma da Mônica dos Cafaggi é algo que merecia virar uma animação pela Pixar. É algo que deve estar na estante de todos os fãs da Turminha e de quem é apreciador de uma boa estória. É um trabalho fantástico.

NOTA: 5,0 (de 5,0)

Graphic MSP: Turma da Mônica- Laços
Roteiro: Vitor e Lu Cafaggi
Arte: Vitor e Lu Cafaggi
Páginas: 80
Preço: R$ 19,90 (capa cartonada) e R$ 29,90 (capa dura)
Editora: Panini Comics

Nenhum comentário: