segunda-feira, 3 de agosto de 2015

[Matéria] Nova DC Comics nos Cinemas

A Marvel conseguiu uma fórmula que vem dando certo nas telonas: bom humor, ação, personagens coloridos, boas produções e enredos "simples", porém sendo fiel ao espirito dos quadrinhos. Isso tem atraído um público fiel às sua produções cinematográficas e alavancando não apenas uma boa grana, mas tornando sua marca ainda mais forte. A DC Comics ficou atrás na corrida por questões burocráticas- e até temerosas por parte da Time Warner, dona da editora do Superman, Batman e cia. Ano passado a DC parece ter finalmente estruturado um formato, traçado um plano e usou o filme Homem de Aço (2013) como marco zero e para com isso poder fundamentar seu universo. Mas para isso, a Warner/DC Comics está traçando uma linha diferente da Marvel e buscando uma platéia mais adulta para seus filmes- mas sem preconceitos. Enquanto a Casa das Ideias aposta em filmes mais "claros", a DC parece remar numa trilha mais sombria. Isso é bom ou ruim? Depende da forma como farão isso. Filmes obscuros demais, violentos podem afastar um público maior por conta de faixa etária e até mesmo críticas causticas de fãs conservadores, pais, mídia despreparada, etc...! 
Ao meu ver a DC está fazendo um trabalho interessante em sair da sombra colorida da Marvel e buscando seu própria identidade para levar seus personagens aos cinemas. Era isso que eu queria que a Marvel tivesse feito antes da primeira leva de filmes que começou em 2008 com o Homem de Ferro. Eu como fã queria ver os personagens levados de forma mais real, mais sombria (que é o que a DC está querendo fazer). Lembro de ter sentido esse gostinho com X-Men 2 onde Wolverine mata alguns inimigos ferozmente, e mesmo sem mostrar sangue e pode se ver a mesma coisa em Cavaleiro das Trevas. Eu gosto desse formato que a Marvel usa nos cinemas, é divertido, lembra os quadrinhos dos anos de 1980... mas isso eu já vi. Queria ver algo mais sóbrio e é o que a DC vem trabalhando. 
Recentemente Zack Snyder elogiou Christopher Nolan por ter plantado o alicerce do Universo DC nos cinemas com sua sóbria visão do Batman durante três filmes e parece que foi essa "visão" que a Warner tomou para si e para seus filmes. Apesar de várias críticas negativas quanto ao Homem de Aço e seus "filtros" ou cenas de destruição- e até assassinato- esse foi o filme necessário para se montar o clima da DC nos cinemas e isso pode ser visto nos trailers de Batman vs Superman- A Origem da Justiça e Esquadrão Suicida. A Warner parece querer mostrar um outro lado dos heróis- um lado mais sombrio e dramático. Quem sai ganhando? O fã de quadrinho em geral. De um lado temos os divertidos filmes da Marvel fazendo sucesso e em geral agradando seus fãs e do outro, uma DC comprometida, querendo fazer sucesso e a diferença dentro do filão. Com isso todo mundo ganha. A Nova DC Comics nos cinemas ainda reserva filme da Liga da Justiça, Mulher-Maravilha, Tropa dos Lanternas Verdes, Flash, Aquaman e vai ser aí longos anos de muitos filmes baseados em quadrinhos. 

Nenhum comentário: