terça-feira, 30 de junho de 2015

[Resenha seriado] Star Wars Rebels- 1º Temporada

O maior acerto de Star Wars Rebels é respeitar o cânone do original. Quando George Lucas lançou a nova trilogia com os Episódios I, II e III, muitos fãs esperavam a "magia" de volta, mas o que viram foi um grande marketing produzido por um cara que esqueceu como fazer mágica. Resultado? Apatia por parte dos fãs mais antigos e exigentes e de outro lado, um pouco de passividade de fãs que só queriam ver Star Wars nos cinemas ou que não levam tão a sério assim. Se Lucas tropeçou em sua própria cria, na TV a série Clones War que era exibida pela CW trouxe aquilo que muitos fãs queriam ver. Era um Star Wars mais frio, quase no mesmo clima de Império Contra-Ataca. Mas aí a Disney comprou a Lucas Films e zerou com Clones War. Em seu lugar, agora na XD, veio uma série infanto juvenil, de visual mais brando e enredo mais simples. Estamos falando de Star Wars Rebels. E foi um belo acerto! Apesar do visual mais infantil, Rebels bebe direto na fonte dos filmes originais. Passado entre Episódios III e IV, a série mostra o que aconteceu logo após o Império se formar e dá vislumbres do que viria a ser a Aliança Rebelde.

Um dos maiores acertos aqui foi buscar no visual aquilo que Ralph McQuarrie criou para Star Wars lá na década de 1970. Sim! Todo o visual é aquele que os fãs mais antigos conhecem. E vai mais além: pega toda a trilha sonora criada por John Williams e enxerta com sucesso nos momentos mais emocionantes. As naves são as que conhecemos, inclusive as primeiras criadas e não usadas por Lucas no filme original. E outra bela sacada foi usar personagens conhecidos como Grand Moff Tarkin, Lando Calrissian, Darth Vader e Yoda em uma apresentação de encher os olhos de lágrimas e sendo dublado pelo seu ator original, Frank Oz. A aparição de Tarkin e Vader são fortes e Calrissian é uma aquisição sensacional! A equipe por trás dessa nova roupagem, Dave Filoni, Simon Kinberg e Greg Weisman, foram em cima do alvo e entregaram aquilo que foi pedido, e ainda com bônus! Como eu falei: apesar do tom infantil, Rebels vai além. A atmosfera é nostalgia pura! Não se atropela, não tenta mostrar uma guerra a cada dois frames. É suave, tem conteúdo e o roteiro é muito bem traçado.

E outra sacada legal que muito fã da trilogia clássica vai notar: os sabres de luz. Eles são iguais aos do original. Como assim? Os dos original tem a "luz" meio fraca, fininha. Pois a equipe de produção fez igual... o que trás ainda mais aquela nostalgia ao ar. Na trama o jovem Ezra foge de Stormtroopers (que continuam péssimos de mira), quando ele é ajudado por um forasteiro chamado Kanan- que é um Jedi que conseguiu sobreviver a Ordem 66 dado no Episódio III e agora pretende ficar fora do radar do Império. Junto ao Jedi está o pessoal da tripulação do Ghost formado por Hera Syndulla, Sabine Wren, Zeb e Chopper- ou  C1-10P. E sem querer dar spoiler, mas há um personagem muito bacana que aparece no final da temporada e se faz muito importante- mas aí assista e veja como faz uma ligação legal entre as séries de cinema e TV. Star Wars Rebels é uma bela vitória dos produtores e da franquia cinematográfica como um todo. Divertido, respeitoso e nostálgico. Uma ótima pedida aos fãs de Star Wars.

NOTA: 4,5 (de 5,0)

Star Wars Rebels (2014/15)
Elenco de vozes: Freddie Prinze, Jr., Vanessa Marshall, Taylor Gray, Tiya Sircar, entre outros
Produção: Lucas Films, Lucas Animation e Disney XD
Produtores:  Dave FiloniSimon Kinberg e Greg Weisman
Duração: 22 min. por episódio
Episódios: 13


Nenhum comentário: