quinta-feira, 4 de junho de 2015

[Resenha Quadrinhos] Lendas do Cavaleiro das Trevas: Alan Davis Vol. #01 e #02


A Panini lançou em bancas dois volumes do Batman intitulado Lendas do Cavaleiro das Trevas com HQs antigas do personagem. Nesses primeiros dois volumes a editora reuniu o pouco material em que Alan Davis trabalhou no morcegão. De cara vale dizer que essas HQs do Batman são bem diferentes do que é aplicado hoje em dia. O personagem hoje está imerso numa onda de histórias extremamente sombrias e dramáticas- tanto que quando  Scott Snyder o pegou e trouxe um pouco mais de "luz" ao Batman, fez esse sucesso todo. Grant Morrison fez muito também quando assumiu o personagem. Esse lance "...sou o Batman, me temam..." o tempo todo às vezes é um saco! E se você for um fã dessa fase aí, passe longe desses encadernados. Aqui o Batman, claro, é um herói sombrio, que vive pelas ruas sujas e telhados de Gotham, mas ele parece mais receptivo, mais humano e até consegue sorrir de vez enquanto. Nas tramas escritas pelo veterano Mike W. Barr, o Homem Morcego consegue conciliar relativamente bem sua vida pessoal com a de vigilante, ele tem dúvidas e até erra. E mais: às vezes o vilão não é tão bobo e quase sai por cima da carne seca! Isso é bacana. Nos anos de 1980 os roteiristas em geral tentavam deixar os personagens o mais próximo possível de uma psiquê real- dentro do que se podia fazer- e olha que essas HQs foram escritas depois de dois marcos: Watchmen e Batman- Cavaleiro das Trevas. Ainda assim, Barr não se deixou envolver e fez arcos interessantes, um Batman mais detetivesco e altivo.
Vale dizer com isso que, não estou generalizando, apenas enumerando que em uma época menos megalomaníaca cheia de mega eventos, os quadrinhos pareciam mais preocupados mesmo com a diversão singular de seu público e não havia essa necessidade desesperadora de mudanças constantes. O que corrobora com o que digo são esses arcos que a Panini editou. O elenco de personagens aqui é interessante, com o Robin (nesse caso Jason Todd) ainda em treinamento e cheio de medos e dúvidas, um Alfred divertido e sarcástico (mas isso ele sempre foi) e uma Mulher-Gato desencanada. Fora que é bom rever velhos personagens e sua importância dentro do universo do Morcego como Leslie Thompkins que atualmente parece ter sumido da vida do Batman, o que é muito estranho (eu não tenho acompanhado). Pra quem de repente não sabe, Leslie cuidou de Bruce Wayne logo após a morte de seus pais e foi uma personagem importante. Tudo isso faz desse encadernado uma divertida leitura, algo que fazia tempo que não sentia dessa forma. Logo devorei os dois encadernados! Divertido, simples, e ao mesmo tempo um Batman reconhecível como sempre.
Em tempo, Alan Davis é um artista de mão cheia. Seu traço é elegante e trás ao Batman o corpo atlético e bem calcado numa anatomia mais catedrática. Às vezes acho que falta isso nos quadrinhos de hoje em geral- tirando alguns artistas aqui e ali. Gosto muito dos traços diversificados, diferentes mesmo. Mas um traço mais anatômico tem um peso enorme. O Batman de Davis é bem isso. Não é aquela montanha de músculos como se o cara fosse um esteroide ambulante, e sim um homem dentro dos limites de um corpo atlético. Ótimos encadernados, editados em papel off-set e capa cartonada. Um belo trabalho- e grato- da editora Panini Comics. Vale o investimento? Vale sim. Esse tipo de material mostra por A mais B porque as editoras hoje precisam fazer tantos eventos e tantas mudanças: eles não sabem mais como chegar nessa equação fantástica que reinou entre os anos de 1970 e 1980. E pra finalizar, um adendo: no Volume #02 tem o que nem posso considerar um erro, mas a editora poderia ter evitado. Batman Ano 2 tem inicio com a arte de Alan Davis, mas o arco em quatro partes segue com outros desenhistas e a Panini apenas ignorou por conta do tema (Alan Davis) e editou uma HQ em que se fala do final desse arco Ano 2 que por ventura foi desenhado por Davis. Só ficou estranho mesmo, masss...  

Batman- Lenda do Cavaleiro das Trevas: Alan Davis Vol. #01
Roteiro: Mike W. Barr
Arte: Alan Davis e Paul Neary (e artistas convidados)
Páginas: 132
Preço de capa: R$ 19,90
Nota: Volume #01
Nota 4,0 (de 5,0)

Batman- Lenda do Cavaleiro das Trevas: Alan Davis Vol. #02
Roteiro: Mike W. Barr
Arte: Alan Davis e Paul Neary 
Páginas: 148
Preço de capa: R$ 22,90
Nota: Volume #02
Nota 3,5 (de 5,0)

Nenhum comentário: