segunda-feira, 29 de junho de 2015

[Resenha Quadrinhos] Star Wars- A Guerra nas Estrelas Vol. 1 e 2

Antes de Star Wars ser o Star Wars que nós conhecemos, George Lucas escreveu algumas versões do roteiro e a primeira versão trazia várias modificações do que conhecemos hoje. Entre 2013 e 214 a Dark Horse, que detinha os direitos de Star Wars desde a década de 1990, precisou devolver os mesmo para a Lucas Films, que fora comprada pela Disney, mas antes disso, já estava em seu planos editar a versão em quadrinhos do "Roteiro Original". O texto ficou a cargo de J.W. Rinzler e a arte por Mike Mayhew, e ambos trouxeram para os quadrinhos a versão que poderia ter ido para os cinemas em 1977 em uma adaptação bem interessante. Aqui tudo é diferente, apenas alguns conceitos se mantém. A premissa é basicamente a mesma- mas basicamente mesmo: existe um Império e existem os Jedi e Sith, mas a forma de sua adequação à trama muda um pouco de figura. Então temos o jovem Annikin Starkiller que ficou por seu pai, Kane Starkiller, para ser treinado pelo General Luke Skywalker- que não lembra em nada o dos cinemas e mais parece um Obi-Wan Kenobi. Ainda temos Leia, Han Solo (que aqui é um alienígena grande e verde), C3PO e RD2D. Estes dois últimos bem mais atuantes e RD inclusive fala e tem toma decisões com base em seus argumentos. Starkiller e Skywalker precisam retirar a princesa do planeta Aquilae onde vive por conta de um embargo de guerra e Leia é a última esperança dos Aliança Rebelde- que não aparece aqui como a dos filmes que conhecemos. No espaço, Darth Vader, que não é um Jedi e sim um ciborgue a mando do império e seu uniforme lembra brevemente o que conhecemos, envia seus soldados ao planeta para capturar Leia. Paralelo a isso, um sith chega a Fortaleza Espacial (não é chamada de Estrela da Morte) para acompanhar a possível volta de um jedi, o famoso General Luke Skywalker.

A trama corre quase paralela a que conhecemos. Em base, os heróis fogem do Império por todo o planeta e acabam em Yavin, aqui, lar dos Wookiees. O mais famoso, Chewbacca, acaba se unindo aos fugitivos e Han Solo ensina os Wookiees (!) a usar naves e vão direto à batalha contra a Fortaleza Espacial numa cena igual a luta no espaço entre X-Wings e a Estrela da Morte. O curioso mesmo é ver como seria bem diferente do que conhecemos. A adaptação, claro, não trás realmente todos os fatos que poderiam ter ocorrido caso esse roteiro tivesse sido filmado. Em progresso roteiros tomam rotas diferentes, mas talvez não tivesse sido tão bacana quanto ao que conhecemos. Digo talvez, porque realmente não saberemos. O texto de Rinzler é bom, mas às vezes se atropela um pouco, talvez ele sentiu a necessidade de correr por conta da venda dos direitos para a Disney e acabou usando atalhos para contar sua adaptação- há cenas confusas por passagens muito rápidas de ação. Já a arte de Mike Mayhew, conhecido capista e artista de quadrinhos da Marvel, está muito boa. tem um bom nível de detalhes e o visual que ele usou para os personagens ficaram muito próximo dos esboços originais de Ralph McQuarrie fez lá em 1974 quando trabalhou nesse primeiro roteiro. Só o final que é muito apressado e a sensação que fica é que está faltando páginas- mas não está, é que realmente foi um final ruim. A Panini Comics lançou The Star Wars (o título original) em dois volumes bem editados, com capa fosca e papel de qualidade. Eu estava realmente esperando essa série desde que a Panini anunciou que editaria no Brasil Star Wars, pois eu estava bem curioso. É um bom material e é interessante ver como poderia ter sido. Há esboços e um pouco da história por trás do roteiro original, assim com as diferenças.

Star Wars- A Guerra nas Estrelas Vol. 1

Roteiro: J.W. Rinzler
Arte: Mike Mayhew
Páginas: 116
Preço: R$ 16,90
NOTA: 3,0 (de 5,0)

Star Wars- A Guerra nas Estrelas Vol. 2

Roteiro: J.W. Rinzler
Arte: Mike Mayhew
Páginas: 116
Preço: R$ 16,90
NOTA: 2,5 (de 5,0)

2 comentários:

Lucas Estevam disse...

Só terá apenas o Volume 1 e 2 em Guerra nas Estrelas???

Unknown disse...

Sim, Lucas... são apenas dois volumes. É tudo o que a Dark Horse tinha desse material antes de passar o "bastão" pra Disney. Obrigado pela visita.