domingo, 24 de maio de 2015

[Resenha] Chappie


Baseado no curta Tetra Vaal (2004) de Neill Bloomkamp, Chappie se passa em Joanesburgo, na África do Sul em um futuro não distante. Somos apresentados à uma força policial que atua em conjunto com androides, esta que leva o mesmo nome do curta-metragem. Deon Wilson (Dev Patel), o desenvolvedor da tecnologia utilizada, cria uma inteligência artificial e aplica em um androide que seria descartado. Nasce então, Chappie (Shalrto Copley).

Bloomkamp é visivelmente um apaixonado por ficção-científica e pela sua cidade natal. Seus filmes anteriores, District 9 (2009) e Elysium (2013) também foram gravados Joanesburgo. E este não é o único ponto em que suas obras se assemelham. Em todas elas é possível notar uma forte temática social. Sempre questionando os princípios da sociedade, abordando a inclusão de minorias e conceitos existenciais. Em Chappie nos deparamos com tudo isso além do conflito "criador e criatura".

Um outro ponto que vale ressaltar é a trilha sonora que ficou nas mãos de Hans Zimmer com a colaboração do grupo de rap/rave Die Antwoord. formado por Ninja e Yolandi Vi$$er, estes dois últimos que também fazem parte do elenco. A mistura ficou em perfeito contexto com a ideia do filme, evidenciando a dicotomia entre o orgânico e o eletrônico e mesclando-os.

Apesar de não trazer algo inovador o filme acabou me conquistando pela sensibilidade. Tem que ter um coração de pedra pra não se maravilhar com o primeiro contato de Chappie com Deon e Yo-Landi (Yolandi Visser). Shalrto Copley te cativa com a interpretação de um robô inocente e assustado. Confesso que achei um pouco forçado o instinto materno surgir de forma instantânea em Yo-Landi, mas o filme é direto no que quer apresentar e acaba por se sobrepor a alguns exageros do tipo.

O curioso aqui é que quem já teve contato com o cinema da década de 80 ou mesmo os filme que eram exibidos na TV durante as tardes da década de 90 vai provavelmente se lembrar de Um Robô em Curto Circuito (1986). "A ideia de um ser que não se encaixa em nosso mundo e busca aceitação" é basicamente o ponto de partida dos dois filmes.


Chappie
Direção: Neill Bloomkamp
Roteiro: Neill Bloomkamp e Terri Tatchell
Duração: 114 Minutos
Nota: 3,5 (de 5,0)

Nenhum comentário: