Eu li em algum lugar, não lembro onde, que a série do Demolidor é tudo aquilo que os filmes do Batman de Christopher Nolan não conseguiram por falta de tempo. Sei que é um comparativo meio exagerado, mas não deixa de estar mesmo bem nessa tacada. Demolidor da Netflix tem uma coisa que as outras séries e até filmes para cinema de super-heróis não tem: culhões para ser aquilo que o personagem precisa ser. O Universo do "Homem sem Medo" é urbano, sujo, violento, sem maquiagens. E é exatamente isso que é entregue ao público. Claro, sabemos que sendo um "canal" pago, o Netflix tem mais liberdade para criar, para ir além. Filmes ficam presos a bilheteria, e dito isto, ficam presos a censuras, e algumas restrições para que possa alcançar mais espectadores, grana, público, sucesso, mercado paralelo (tranqueiras em geral), etc. Demolidor dispensa propagandas de lâminas de barbear, ele só precisa ser ele mesmo. E o melhor: ele atende ao fã do personagem, de quadrinhos e aquele que nunca teve contato com o gibi do herói da Cozinha do Inferno.
E de quem é essa vitória toda? Primeiro da Marvel que recuperou os direitos do Demolidor que estavam estacionados na Fox depois daquele filme medonho lá de 2003 dirigido pelo clipeiro Mark Steven Johnson e que ficou bem aquém do esperado. Depois a Marvel entendeu a necessidade do personagem ter uma casa mais livre para trabalhar que a ABC da Disney (onde é exibido SHIELD) e levou o herói cego para a Netflix que fez um trabalho fantástico! A Marvel é a dona e trabalhou junto, mas o sucesso é todo da Netflix que entendeu o personagem, entendeu o fã e melhor: entregou aquilo que era preterido. A série do Demolidor se desenvolve de uma forma natural. Cada episódio tem em torno de 50 minutos que acreditem, passa muito rápido de tão bom que é. O acerto foi deixar o seriado o mais pé no chão possível, com ações críveis dentro do estabelecido. Os planos são próximos, as lutas são bem "porradeiras", ali bem Jason Bourne e seu Krav Maga. E como ficou o elenco? Sabe aquele fã que diz assim "Nasceu pra isso..." ? Pois é... elenco acertado. Charlie Cox (Matt Murdock/Demolidor) , Elden Henson (Foggy Nelson) e Deborah Ann Woll (Karen Page) parece que foram arrancados dos quadrinhos e colocados ali. Igualmente o Rei do Crime vivido pelo ótimo Vincent D'Onofrio que entrega um personagem dúbio, que fala manso, mas que pode voar no seu pescoço e quebrá-lo muito fácil.
O mais legal é ver que todo esse universo está ligado ao universo Marvel dos cinemas. Muito do que aconteceu nos filmes é citado de forma sutil, e aqui sabe-se que há sim os super-heróis "coloridos", mas que não há lugar para eles em guerras urbanas onde pessoas são encurraladas pelo tráfico, pelo crime local, por corrupção e nessa hora o Demolidor se engrandece. Sei que parece que há muitos adjetivos para o programa, mas a verdade é que a Netflix acertou mesmo na veia. Tudo dos quadrinhos que conhecemos aparece; pelo menos tem ligações. Até luta com ninja tem! Agora assim, os produtores não são bestas. Deixaram muitas dicas e espaços para não apenas dar continuidade ao seriado com a Segunda Temporada que já foi oficializada, assim como plantou personagens importantes do universo do Demolidor em pequenas falas ou insinuações simples- e até de outros personagens do meio urbano da Marvel que também irão ganhar seriado pelo Netflix. Tudo são flores? Não, mas os acertos são tão bons, que os pequenos erros passam empurrados para a parede. Destaque para o primeiro uniforme preto do personagem que funciona muito bem, mas admito que o vermelho ficou legal pra caramba! Demolidor é um acerto e tanto!
Nota: 4,5 (de 5,0)
Marvel´s Daredevil- 1ºTemporada
Desenvolvido pela Netflix (com Marvel Television com ABC Productions)
Elenco: Charlie Cox, Elden Henson, Deborah Ann Woll, Vincent D'Onofrio, Rosario Dawson, entre outros.
Episódios: 13 (com média de 50min cada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário