sexta-feira, 3 de julho de 2015

[Resenha] A Família do Futuro.


A Família do Futuro ou Meet the Robinsons (fica ao seu critério) é uma animação da Disney e seu ano de lançamento foi 2007. E só a nível de curiosidade, a animação é baseada em um livro chamado "Um dia com Wilbur Robinson".

Nós somos apresentados a Lewis, um jovem com uma mente brilhante e cheio de ideias e mais ideias inovadoras. Ele cria uma máquina que recupera memórias perdidas e pretende usar essa máquina para se lembrar de sua mãe, que o abandonou quando bêbê em um orfanato, várias coisas acontecem e ele acaba viajando no tempo. E em algum lugar nesse futuro onde foi parar, ele acaba encontrando uma família que só ele pode salvar. 

Se você tivesse a oportunidade de voltar ao passado e mudar alguma de suas decisões que você se arrepende, você faria isso? ou apenas seguiria em frente? somos apresentados a um protagonista que está tão preso ao passado que acaba de certa forma colocando outras pessoas em perigo e a sua própria vida em si, e vemos um "vilão" que também está tão preso ao passado que acabou por si só destruindo a própria vida e se tornando um homem digno de pena, esse é um dos grandes ensinamentos dessa obra. A verdade é que nós de certa forma ficamos presos a situações que já passaram e certas vezes apenas pensamos "eu poderia ter feito diferente, se eu pudesse mudar" e apenas ficamos no "SE", essa obra nos mostra que o "SE" nos atrasa de todas as maneiras possíveis.

"Siga em frente" esse é um dos lemas dos Robinsons, como eu disse anteriormente por muitas vezes nós ficamos apenas no "se" e por muitas vezes esquecemos do mais importante que é seguir em frente e aprender com os nossos erros, "se você fracassa é porque você tem algo pra aprender, se você já tem sucesso em tudo então qual é a graça?" algo mais ou menos desse tipo é dito no filme, aqui nós vemos e aprendemos de fato o que é família e o valor da amizade verdadeira. 

A família do futuro não é só um "desenho infantil", é uma obra que ensina que apenas sentar e culpar os outros por seu fracasso não vai te ajudar, só vai te destruir. Siga em frente, aprenda com o seus erros e lute para transformar seus sonhos em realidade. Quando eu disse que essa obra é uma das mais lindas da Disney eu não exagerei. A história mesmo que "básica" e até um pouco genérica, consegue nos cativar, nos emocionar, fazer a gente rir e nos ensina sobre a vida da forma mais bela possível, é tudo muito "vivo". E a trilha sonora é tão bela quanto a própria animação, com letras que descrevem de forma precisa o que se passa na história. 

E como muitos devem pensar, realmente, A Família do Futuro tem MUITOS elementos de "De Volta para o Futuro" , particularmente não acho que isso prejudique essa linda aventura. Por mais que seja um filme focado para crianças, se tentarmos enxergar além disso nós veremos vários ensinamentos.

NOTA: 4,5 (de 5,0)

Nenhum comentário: